Review: REL HT/1508 Predator

Há um novo “kid on the block”! A REL não é nenhuma recém-chegada ao mundo dos subwoofers. É possivelmente um dos nomes mais antigos e famosos no fabrico de excelentes subwoofers. Sem dúvida que tem sido a marca que sempre recorremos quando os nossos clientes exigiam a melhor integração possível para ouvir música. Os REL permitem uma integração extraordinária fazendo com que o subwoofer desapareça completamente e que as colunas se transformem em colunas maiores, com mais grave e com mais palco, equilíbrio e emoção.

Para cinema os REL sempre foram muito bons mas outras marcas, como a SVS, que sempre foram direcionadas para o homecinema, representavam normalmente um maior ‘bang for the buck’. Dado que em homecinema podemos ajustar a fase temporal do sistema com recurso ao processador Áudio/Video, a integração fica automaticamente facilitada e os SVS, por comparação com os REL, tinham woofers maiores e mais potencia, capazes de abanar mais a casa com menos dinheiro. Os REL eram capazes de ser mais rápidos e refinados mas o cinema não exige tanto essas qualidades.

Falo no passado pois recentemente a REL lançou uma muito aguardada série HT – Home Theatre. São subwoofers sem a tradicional ligação high-level que permite aos REL ligarem-se a qualquer amplificador stereo como se fossem colunas passivas. Os HT ligam-se ao Recetor A/V por cabo RCA normal como qualquer subwoofer para homecinema. São por isso desenhados à la SVS – grandes e poderosos – mas retendo alguns dos princípios e know-how REL que os permite ser tão rápidos e emocionantes, contando com fieis seguidores por todo o mundo.

O HT/1508 conta com um altifalante CarbonGlas de 15″ (38cm) ultra leve. Segundo a REL, graças a uma combinação de fibra de vidro com um centro de massa em fibra de carbono, este altifalante de 15″ pesa muito menos do que um altifalante REL de 10″ de alguns anos atrás. Esta afirmação não me surpreende pois alguns subwoofers que eram referencias há alguns anos atrás são uns ‘meninos’ comparando com o estado-da-arte atual.

O HT/1508 tem um amplificador de 800W em classe D, otimizado para oferecer a melhor performance possível nas frequências baixas. A alimentar este amplificador está um transformador com uns gigantescos 1.2kW, o que significa que o amplificador tem amplas reservas! Na verdade, este amplificador debita 1000W mas a REL optou por limitá-lo de forma a prolongar o tempo de vida, sabendo que os 800W controlam o drive de forma ótima. Importa dizer que a REL é de longe a marca de subwoofers com menor taxa de avaria que nós conhecemos (extremamente baixa) e tipicamente os subwoofers em geral são peças que oferecem alguns problemas ao longo do seu tempo de vida, mesmo dentro da garantia.

A caixa tem extenso reforço interno para reduzir deformação, uma tampa no topo que amortece vibrações e um acabamento feito de um compósito rígido, que parece um pouco alumínio escovado mas é na verdade uma forma de dar melhor acabamento e conferir maior rigidez à caixa a um custo baixo. 

Tinha imensas expectativas relativamente à sua performance. Por um lado, as suas especificações são muito apelativas, por outro lado ele iria ser comparado com a referencia absoluta em cinema em casa: o SVS SB16-ULTRA, que conta com um altifalante ainda maior (16″) e um amplificador ainda mais potente (1500W!). 

SVS: SB1000 e SB16-ULTRA; REL: HT/1508 Predator e HT/1205

 

Prova superada!

O HT/1508 é maravilhoso. Antigamente, para um subwoofer ser considerado bom só precisava de fazer BOOOM nas explosões para satisfazer os cinéfilos. Hoje em dia os bons subwoofers devem ser capazes de muito mais, de forma a descobrimos sons e sensações que nem sabíamos que existiam na faixa sonora dos filmes. São vibrações que atravessam o corpo e o sofá de forma direccional e com variações de intensidade e dinâmica. No acompanhamento e complemento das colunas frontais o HT/1508 acompanha-as sem desfasamento e com a velocidade necessária para qualquer coluna. 

A cena da batalha das motas de luz do filme TRON: o Legado, é das melhores para aferir a profundidade, intensidade e definição de um subwoofer. As motas passam à nossa frente, ao lado, por cima e por baixo com uma precisão incrível fazendo tremer o chão e energizando o ar à volta delas. 

No início do filme Avatar, quando o Jake Sully desembarca para o hangar, há uma espécie de robô pilotado que passa por cima dele – e parece que passa por cima de nós também, já que é filmado em “Point of View” – muito bem feito. O HT/1508 consegue atirar autenticas ‘pedradas’ com tal precisão e realismo como nunca tinha experienciado aquela cena desta forma. Sim, nem mesmo o SB16 me deu a mesma sensação. Por comparação, diria que o SB16 consegue descer mais abaixo e oferecer maior SPL e estou convencido que em medições essa diferença será significativa. Peço desculpa aos ávidos consumidores de gráficos de SPL vs Frequência mas não irei fazer essas medições. Haverá pelo mundo fora pessoas mais competentes e com melhor equipamento para o fazer. Para além disso, nada substitui as sensações físicas e emocionais, e os gráficos não irão demonstrar aspetos igualmente importantes como a velocidade, integração e impacto. 

 

Como dizia, o SB16 terá maior capacidade de descer a frequencias mais baixas mas o HT/1508 desce muito baixo, sendo capaz de abanar devidamente a sala, o sofá, a roupa do corpo. Onde ele brilha relativamente ao SVS é na excitação que consegue dar às cenas de acção (e não só) e dá a sensação de ser efetivamente mais rápido do que o SVS, como era habitual nos outros modelos vocacionados para a música (e é muito mais barato!). Muito se deve provavelmente ao altifalante ultra-leve e ultra-rígido de 15″ (38cm), bem como outros truques que a REL é capaz de usar com a sua experiencia no fabrico de alguns dos melhores subwoofers do mundo. Um altifalante mais leve também precisa de menos Watts para se mover – é mais eficiente. Na banda sonora dos filmes, ou em música em geral, o HT/1508 brilha como seria de esperar. No início do filme A Invenção de Hugo, temos detalhes e nuances nas notas baixas que normalmente são completamente monotónicas com outros subwoofers. 

Temos também disponível o irmão mais pequeno, o HT/1205 (significa Home Theatre / 12 polegadas e 500W) que é igualmente interessante para o preço (PVP: 890€), e também o REL S/3 SHO que, curiosamente custa quase o mesmo. O S/3 SHO consegue ser ainda mais musical e, num sistema stereo sem processador AV, integrar-se ainda melhor mas não é capaz de mexer com as entranhas, fazer pular o sofá nem abanar as paredes como o HT/1508.

 

Nota final: o HT/1508 pode ser stacked, ou seja, empilhável através de uns ligadores de aço podendo colocar até 3 unidades na vertical. 

Pode ler mais sobre o desenvolvimento do REL HT/1508 aqui

 

Especificações

Caixa selada. Altifalante frontal de 15 polegadas (38cm) em fibra de vidro reforçado com fibra de carbono. Amplificador em classe D com 800W RMS. Entradas: Stereo RCA, LFE RCA e LFE XLR.

Dimensões: 500 x 457 x 492 mm. Peso: 38kg

Preço: 1790€

 

Gustavo Rosa

Deixe um comentário

Your email address will not be published.