Review Creek Evolution 50A (amplificador)

Comparativo Creek Evolution 2 vs Evolution 50A

 

IMG_0244

Creek Evolution 2 CD, Creek Evolution 2 AMP e Creek Evolution 50A (NOVO)

 

Sistema

Fonte: Primare CD32, Creek Evolution 2CD, PCAudio+ Teac UD-H01/ Qual Link D-1.

Amplificação: Creek Evo2 / Evo50A

Colunas: Monitor Audio RX6

Cabos: Black SAT (IC), Tellurium Q Black (coluna), VSD Energy (alimentação)

 

Quem conhece bem a VilaSound, Som & Imagem sabe que o conjunto Creek Evolution 2 recebe um carinho especial. Não é fácil ter um amplificador <1000€ com a capacidade de controlo, potencia, corrente e refinamento que o EVO2 exibe. Era com grande apreensão que eu e o João Paulo (Diper, o distribuidor nacional da Creek) aguardávamos a chegada do novo Evo 50A. O Evo2 com os 75W (8ohm)/110W(4ohm) era um tough act to follow e o novo Evo50A com menos potencia –  55W(8ohm)/85W(4ohm) – deixáva-nos receosos.

Fora da caixa, colocado na prateleira, salta à vista a menor dimensão do Evo50A. Menos profundo e mais baixo mas muito pesado para o tamanho. O peso é surpreendente. Ainda sem rodagem o amp exibe uma transparencia e musicalidade fora do comum.

O Evo 2 tem um potencia honesta. O que significa que, dentro do razoável, pega na maior parte das colunas, mesmo as pouco sensíveis e as eleva a tocar a volumes altos com segurança. O refinamento não é topo de gama mas não conheço nenhum amp mais refinado por menos de 1000€… até agora. O Evo50A é claramente uma raça diferente. O refinamento, a transparencia e musicalidade são desconcertantes para o preço. Colocámos CDs como Metallica – Black Album, Groundation – Hebron’s Gate, Rickie Lee Jones – Rickie Lee Jones e algumas faixas em alta resolução (Firebird Stravinsky – Minesotta Orchestra – Reference Records; entre outros). Apesar da diversidade musical, a música apresentou-se sempre entusiasmante, viciante, transparente. Um prazer. Podíamos ficar a ouvir música o dia todo.

A nossa apreensão era na realidade injustificada. O Creek Evo 50A é um amplificador espetacular. Parabéns Mike Creek!

 

PROS: o silencio, a profundidade e a pureza/limpeza do som são inéditos para este preço e supera muitos amplificadores muito mais caros.

CONTRAS: a baixa potencia significa que está limitado a salas de pequena/média dimensão e a colunas relativamente sensíveis, e banido de salas grandes com colunas de baixa sensibilidade.

2 pings

  1. […] começado com os amplificadores, e em constante evolução, o seu Evolution 50A recebeu e recebe imensos aplausos da VilaSound. O seu recente leitor de CD Evolution 50CD é também já uma referencia (Review Hifi Choice – […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.