Em demonstração: Simaudio Moon 600i v2

Sempre que ouvi um sistema com eletrónica Simaudio Moon achei que havia ali algo especial. Uma coisa é ouvir num audioshow ou numa loja, numa audição isolada, outra é ouvir aqui na minha sala, com os componentes que conheço bem e poder comparar com outras referencias. O distribuidor da Simaudio para Portugal (e Espanha) finalmente me emprestou um Moon 600i v2 que tanto queria experimentar aqui. As expectativas eram muito elevadas conhecendo o que conheço da Simaudio. Para além disso, o preço (PVP: 6999€) não sendo exatamente barato situa-se bem abaixo de muitas soluções com as quais eu suspeitava que o 600i v2 se conseguia bater.

Setup com transporte Cambridge CXC e Bluesound Node 2 a alimentar o DAC HEGEL HD30

Apesar das expectativas elevadas, o 600i v2 superou-as. Por onde começar?

Tirando da caixa, bem acondicionado, o Moon 600i v2 é um aparelho que demonstra imediatamente uma qualidade de construção excelente. Sente-se bem compacto, pesado, sem nada que torça ou chocalhe. A Simaudio pinta de preto o chassis com uma tinta que alega diminuir a ressonancia e certamente assim parece considerando a sensação inerte que o Moon transmite. Os paineis lateriais e botão de volume em alumínio escovado e botões cinzentos ficam a matar, esteticamente falando, na minha modesta opinião. Atrás, as fichas parecem acima do “básico” que se observam na maioria das vezes e por baixo os pés permitem nivelação. O chassis é tão rígido que mesmo com os seus 21kg não se observa qualquer torção e por isso a nivelação dos pés é importante de modo a que assentem os quatro.

O Moon 600i v2 é um full dual-mono , com dois transformadores toroídais de grandes dimensões construídos sobre especificações precisas para grande eficiencia

Pormenor dos pés do amplificador

e baixo ruído, um para cada canal. O circuito opera sem retroalimentação global para, supostamente eliminar erros de fase, impedir interações com o retorno do sinal das colunas e eliminar a distorção intermodular transiente, que a Simaudio alega ser bem mais nefasta do que a distorção harmónica. Debita 2x125W a 8ohm e 2x250W a 4ohm. A Simaudio tende a ser bem conservadora nas especificações de potência.

O controlo de volume do Moon 600i V2 (e de toda a linha Evolution, bem como o amplificador de auscultadores 430HA) é muito elaborado e evoluído chamado M-eVOL2, proprietário da Simaudio. Ao rodar o botão do volume, estamos a ativar um mecanismo ótico que controla/seleciona resistencias diferentes e não degrada o sinal conforme o volume. Ou seja, a resolução é a mesma a qualquer volume. Como não existem partes móveis, o tempo de vida deste mecanismo é praticamente infinito.

As entradas de linha podem ser configuradas em bypass (para homecinema por exemplo) e podem ser ajustadas individualmente para diferentes sensibilidades de modo a se adaptarem a qualquer fonte e volume. As placas de circuito impresso levam quatro camadas e as pistas são feitas em cobre puro para melhor resolução e relação sinal/ruído. Tudo Made in Canada.

Por fim, a Simaudio oferece 10 anos de garantia (sim… 10 anos)!

OK, já sei… Como toca?

Estupidamente bem. É um dos raros amplificadores capaz de ser musical, respeitar os silêncios da música, as interpretações dos artistas, as subtilezas e micro dinâmicas e ao mesmo tempo capaz também de tocar a volumes extremamente altos com compostura e grave profundo e controlado. As colunas conseguem ir “buscar” frequencias baixas que eu não sabia que conseguiam. A faixa de “Makes Us Stronger” de Ghost Rider transforma a nossa sala de audições numa autentica rave party como se tivéssemos 20 colunas PA de cada lado excepto com controlo e pureza. De seguida colocamos “Just a Dream on My Mind” de Count Basie (album “Kansas City Shout” – recomendo) e parece que temos o Eddie “Cleanhead” Vinson a cantar à nossa frente, pausadamente, com a sua voz roca. O piano de Count Basie e contrabaixo a tocar em perfeita harmonia.

Os seus 2x125W parecem ser bem conservadores considerando que ainda não consegui chegar ao seu limite de potencia, mesmo usando as Dynaudio Focus 340 que conseguem consumir enormes quantidades de energia. Já agora, não é por acaso que a Dynaudio utiliza muito a eletrónica Simaudio nas suas demonstrações em feiras pois a sinergia é excelente, embora penso que os Simaudio não tenham “problemas com casamentos”.

Altamente recomendado.

 

Especificações:

2x125W (8ohm), 2x250W (4ohm) Classe A/B
5W classe A
Sensibilidade de entrada: 490mV – 6.0V RMS
Inputs: 4x RCA, 1x XLR
Ganho: 37dB
Frequencia de resposta: 10Hz – 100kHz +0/-0.1dB
Crosstalk @ 1kHz -100dB
THD (20Hz – 20kHz @ 125 watts): 0.04%
Dimensões: 47,6 x 10,2 x 46,0 cm
Peso: 21kg
PVP: 6999€

 

Gustavo Rosa

Deixe um comentário

Your email address will not be published.