Em demonstração temos as novas Audiovector QR3, que tanto têm dado que falar na imprensa audiófila internacional.
Em relação ao tweeter de fita, não é nada comum vê-lo em colunas destes patamares de preços (QR3 – 1800€ PVP e QR1 1000€ PVP) e por uma boa razão: um tweeter de fita barato ou mal implementado tem tendencia para ser simbilante e agressivo. Aqui, a Audiovector promete domesticá-lo graças à sua tecnologia S-Stop Filter.
A tocar com o GamuT Di150LE, as QR3 mostraram-se extremamente detalhadas e musicais mas havia qualquer coisa que não nos deixava desfrutar a música. Elas pareciam nervosas/edgy. Trocando para o Naim XS2, mostraram-se bem diferentes, ficaram mais encorpadas, especialmente impressionantes a baixo volume. No entanto, quando aumentávamos o volume elas pareciam não gostar nada, gradualmente baralhando o palco sonoro e mostrando desconforto (distorção?) à medida que se subia o volume.
Até que, recorri ao fiel Synthesis Roma 753AC e não quis trocar mais. Foi como se as núvens abrissem e do ceu se ouvisse um ‘aaaahhh’ celestial. O detalhe do GamuT, o corpo do
As QR3 estão altamente recomendadas mas têm de ser bem casadas. Independentemente da qualidade do amplificador – tanto o GamuT Di150 como o Naim XS2 são excelentes amplificadores – há soluções que podem ser mais ou menos compatíveis e há seguramente soluções que permitem que o todo seja superior à soma das partes.
O sistema Synthesis Roma 753AC + Audiovector QR3 pode não ser considerado um sistema high-end mas quando toca faz-nos esquecer os sistemas high-end e já ouvi muitos que não dão o mesmo prazer. Diria que estes dois componentes juntos deviam custar o dobro ou o triplo para aquilo que tocam.
Crossover: 2.5 vias (400 Hz / 3 kHz)
Pórtico: down-firing slot
Sensibilidade: 90dB (1W/1m)
Impedancia nominal: 4-8ohm
Frequencia de resposta (-6dB): 30Hz-45KHz
Dimensões: 94 x 19 x 23
Peso: 15kg/un
PVP: 1800€