«

»

Jul 26 2017

Nova Sala de Cinema com sistema 7.1.2 Dolby Atmos e novo ecrã Lusoscreen Darkstar plano

Remodelámos a nossa sala de cinema para melhorar a experiencia cinematográfica a nível de reprodução, acústica e estética. Instalámos papel de parede por cima de pladur preforado, um par de colunas in-wall, um par de colunas de teto e duas surround back.

O efeito surround fica assim a cargo das magníficas Monitor Audio CP-WT380IDC e das bem conhecidas Monitor Audio Slver S6. Já desde algum tempo que a Monitor Audio se especializou na produção das melhores colunas de embutir no mercado hifi. Desde as mais baratas Trimless 100 (~150€/un) até às Platinum In-Wall (3700€/un) a escolha é imensa.

As colunas de embutir apresentam diversas vantagens face às tradicionais colunas de caixa, especialmente em cinema. A mais óbvia é da menor ocupação de espaço e, tendo grelhas metálicas de baixo perfil que se podem pintar de qualquer cor, podem passar completamente despercebidas. Na foto, escolhemos exibir orgulhosamente a coluna e seus altifalantes. Outra vantagem muito importante é acústica. As colunas de caixa emitem som em 360º em seu redor, criando a necessidade de colocar absorção acústica para diminuir reflexões, especialmente quando se aumenta número de colunas (5.1, 7.1, 9.1)! Com as colunas de embutir a propagação de som é feita apenas em 180º, baixando drasticamente a necessidade de tratamento acústico.

As CP-WT380IDC são colunas de embutir de 3 vias com woofer de 8 polegadas, woofer de médios de 4 polegadas combinado num módulo com o tweeter C-CAM gold dome, num eixo giratório e orientável. A designação CP (Controlled Performance) signifca que a coluna é selada e não interage com a parede na qual está instalada. Também reduz a propragação de som pelas paredes. Permite ainda um ajuste de -3/0/+3 dB tanto na unidade de médios e como no tweeter. Com estas características, torna-se fácil combiná-las com as Silver S10 (frontais) e Silver S6 (traseiras) criando uma envolvencia que nos faz esquecer que temos colunas de som.

No tecto estão instaladas duas colunas Monitor Audio CT380-IDC, semelhantes às CP-WT380IDC mas abertas. A coluna é impressionante e pesada nas mãos mas discreta depois de instalada. Tem 3 vias, com woofer de 8 polegadas, woofer de médios de 4 polegadas combinado num módulo com o tweeter C-CAM gold dome, num eixo giratório e orientável. Devido ao facto de ser aberta e interagir por isso com a caixa de pladur do teto, estas colunas permitem maior extensão de grave e mais sensibilidade, maior envolvencia mas menos precisão do que as CP.

A acolitar as Monitor Audio temos o Yamaha RX-A3050 e ajuda-las o SVS SB16-ULTRA (!) A leitura fica a cargo do Oppo UDP-203.

Para completar as novidades temos também o mais recente desenvolvimento da ‘nossa’ Lusoscreen: o Darsktar plano. Um ecrã cinzento-escuro com ganho ~1.0 que permite cores profundas e negros impensáveis em telas normais, mesmo com alguma luz ambiente (review mais detalhada em breve). O projetor ainda é o ‘velhinho’ JVC DLA-X30 com lâmpada cansada (‘para quando um projetor 4K Gustavo?’ – Estou a tratar disso… vamos com calma)

O objetivo dos constantes upgrades que vamos fazendo é oferecer aos nosso clientes e curiosos uma experiencia única. Esperamos que nos visite para ficar com os cabelos em pé, dedos cravados no sofá ou pele de galinha (depende do filme).

 

Gustavo Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>