«

»

Out 03 2017

Em demonstração: Tannoy Revolution XT6F

Há certas coisas que passam a chamar-se o nome da marca quando ela é uma referencia, como é o caso do Kispo, Bostik e Tannoy. Ainda hoje, no Reino Unido, muita gente se refere a um par de colunas como umas ‘Tannoys’.. No entanto, com tanta oferta de equipamentos que existe hoje em dia é fácil esquecermo-nos de este fabricante que (ainda é) de referencia e que já soma 90 anos de existencia!

A característica mais marcante das Tannoy é a tecnologia “dual-concentric” dos seus altifalantes. Ela permite produzir agudos, médios e médio-grave a partir de um unico ponto, simplificando um processo que habitualmente consume muito tempo e otimização por parte dos outros fabricantes. Quando temos unidades de reprodução de diferentes frequencias alinhados verticalmente precisamos de fazer com que os diferentes sons se integrem num único som completo e harmonioso. Isso é possível apenas em certos locais de audição, num pequeno sweet spot, e em muitos casos nunca chega a ser satisfatório.

A Tannoy simplifica todo esse processo conseguindo um palco muito preciso e musical. Não nos distraindo com sons mas com música.

As Revolution XT6F são colunas de 3 vias que, embora não sejam muito exigentes com a amplificação, progridem imenso à medida que a melhoramos. Aqui usámos o novo Roksan K3 (review para breve) com excelentes resultados. São colunas para salas médias (palpite: 20-35m2), com boa extensão de grave. O pórtico situa-se na base da caixa e permite maior flexibilidade de colocação na sala. A música flui, encorpada e dinamica. Considerando o tamanho da sua caixa, a coluna surpreende no tamanho do som e especialmente na sua articulação e coerencia. Sendo colunas refinadas conseguem “aguentar pancada” desde que a amplificação acompanhe.

A Tannoy é uma marca com pouca presença na VilaSound (não podemos ter tudo), mas neste momento temos 3 pares em demonstração: as Mercury 7.4, as Revolution Signature DC6T (retoma) e as Revolution XT6F. As Mercury são colunas de “combate” para concorrer com o mercado massificado. São colunas interessantes mas não têm a identidade Tannoy (na minha opinião). A partir das Revolution as coisas tornam-se bem mais interessantes quando temos acesso ao dual concentric.

Revolution XT6F, Revolution Signature DC6T e Mercury 7.4

Especificações (XT6F):

Sensibilidade: 90dB (1W/1m)
Frequencia de resposta (-6dB): 38Hz-32KHz
Potencia máxima admissível: 300W
Dimensões (cm): 100x27x32
Peso: 16kg/un
PVP: 1349€

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>